Framework ou CMS

26.09.2017 Emanuel Machado

Framework vs CMS
 

O que são?

 

A escolha por um CMS ou alguma estrutura de desenvolvimento acaba por ser uma competição um tanto quanto injusta. Isto se da pela falta de informação passada aos clientes, que acabam por escolher tendo apenas um ponto em vista, o CUSTO.Primeiramente precisamos compreender o que realmente é um CMS e uma estrutura de desenvolvimento. Para estas explicações, iremos pegar como exemplo o CMS mais utilizado no mundo, o WordPress, e no caso da estrutura de desenvolvimento, a arquitetura MVC. Ambos os casos utilizados por nós da CMit em nossos projetos.

 

O WordPress fornece uma estrutura pré definida, com um sistema administrativo que buscando facilitar a gestão de conteúdo para páginas ou postagens. Tornando mais simples a sua IMPLEMENTAÇÃO e manutenção. Para facilitar a compreensão, podemos pensar que o WordPress fornece um “esqueleto”, com recursos e funções prontas, onde a empresa tem o trabalho de modelar e customizar de acordo com a demanda.
 

De forma mais comlpexa, temos o desenvolvimento em MVC, que nada mais é do que uma arquitetura de DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Ou seja, é a criação de toda a base, desde seus recursos mais básicos e primordiais aos avançados. Este tipo de desenvolvimento permitem uma customização muito maior, além de permitir ao desenvolvedor ter o controle sobre 100% da aplicação. Para isto, paga-se um preço, complexidade.
 

Como escolher o que melhor atende as suas necessidades?

 
Tendo esta comparação em mente, é possível notar o motivo de apenas o valor ser ponto de escolha. Para desenvolver uma estrutura inteiramente personalizada e do ZERO, o custo é muito maior à utilização de uma estrutura pronta. Ao utilizar o WordPress, o desenvolvedor ganha coisas muito importantes, pois o mesmo pode contar com plugins desenvolvido por terceiros para questões como, por exemplo, segurança, enquanto o MVC necessita do desenvolvimento da mesma, dando maior controle sobre o sistema.
 
Utilizando as informações passadas, você pode escolher a melhor forma do prestador de serviço atender a sua necessidade. Maior rapidez, menor custo e com menos controle e customizações, consulte os valores WordPress. Ou se preferir um sistema inteiramente seu, com tudo controlado pelo desenvolvedor do mesmo, opte por uma arquitetura como MVC. Questione o prestador de serviço sobre quais as vantagens e desvantagens de cada forma de desenvolvimento e de forma isto impacta no seu objetivo.
 
Gostou? Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Não deixe de entrar em contato conosco.

Compartilhe:    
  CMit

Somos uma empresa com foco no desenvolvimento de soluçõse web, criação de sites, lojas virtuais, identidade visual e marketing digital


Compartilhe
  CMit Soluções Web

Rua Músico Nelson Ferreira, 220
Coronel Aparício Borges, Porto Alegre - RS, Brasil

  Contate-nos

Tel/WhatsApp : (51) 98148.6514