O que é um ERP e o que é um CRM?

13.05.2016 Emanuel Machado

Gestão Empresarial

Muito se comenta hoje em diversos tipos de empresas sejam ela micro, pequena, média ou grandes,  sobre ter um CRM e um ERP.

 

– Certo, mas peraí! O que é um ERP e o que é um CRM? 

 

-São ferramentas ou soluções em software desenvolvidas com o intuito de otimizar e aumentar a produtividade, tanto na área de vendas, quanto na área administrativa de sua empresa. Falaremos um pouco mais detalhado de cada uma a seguir:

 

O que é um ERP?

 

Agora vamos falar do famoso ERP – Sistema de Planejamento de Recursos da Empresa, no momento que abrimos qualquer tipo de negócio, tudo gira em torno de um capital. Compras, fluxo de caixa, faturamento de notas, parte contábil da empresa, estoque caso sua empresa tenha produtos físicos,  contas a pagar e receber, controle de entrada dos seus funcionários, controle de inventário de equipamentos de sua empresa. Todas essas informações se você não possui um sistema de ERP, para centralizar, acaba tornando a visão financeira um pouco mais trabalhosa, saber o quanto de valor a empresa está tendo de lucro ou se está dando algum tipo de prejuízo.

O objetivo central de um ERP é puramente organizar a sua empresa, centralizando as mais diversas informações. Com um sistema de ERP sua empresa não mais possuirá um setor com dados de RH, outro com dados estatísticos e outro com dados financeiros por exemplo, mas sim terá um grande sistema, robusto, que abrange e atende a todos como um só. Isso fará com que seja possível gerar relatórios únicos de estatísticas gerais da empresa.

 

 

Alguns números que podem ajudar na escolha de implementação de um ERP em sua empresa:

 

Benefícios de um ERP implementado com sucesso

 

O que é um CRM?

 

Qualquer tipo de empresa possui a necessidade de vender, seja ela com um vendedor de porta em porta, ou seja ela em seu estabelecimento. Quando se quer saber quantos clientes possuímos, vamos ao número de vendas nos meses ou através do caderninho ou de nossas planilhas virtuais, onde temos os dados dos nossos clientes.

 

-Entendi, mas quando eu iria precisar saber esta informação?

 

Você deseja que as vendas aumentem de alguma forma, e qual melhor maneira de descobrir como fazer isto? Ter uma base de dados dos seus clientes, tendo informações como, época que os clientes mais compram (sazonalidade), cor  e modelo preferido de roupa (moda), valor que o cliente costuma comprar (precificação), clube de preferência, lazer, interesses em geral, essas são algumas informações que podem ser a chave para que você faça uma campanha de venda – promoção, seja ela em seu site, seja ela em seu ecommerce, seja ela em seu estabelecimento. Todas estas informações você poderia ter tudo anotado em suas planilhas ou em seu caderninho, mas você pode centralizar todas estas informações dentro de um CRM – Sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o cliente, no qual é possível gerar relatórios dos meses que determinados tipos de clientes compram mais, saber quais são os interesses que seus clientes possuem para criar uma campanha focada para atrair não só eles, mas também seus próximos, saber qual o tipo de bebida que os clientes têm mais preferência, saber qual cidade um determinado tipo de produto é mais vendido de sua loja virtual.

 

Fontes: Qual a diferença entre ERP e CRM? e O que é um ERP

 

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